sábado, 7 de julho de 2007

Funcionamento dos Fotossensores

Em um post anterior falei um pouco a respeito dos fotossensores instalados na cidade. Agora tentarei expor o funcionamento dos equipamentos, com base em informações pesquisadas a partir de jornais locais e no site do DETRAN-CE. Os dados aqui citados são referentes aos fotossensores instalados na cidade de Fortaleza, Ceará.

Os novos equipamentos detectam quatro tipos de infrações: avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres, conversão proibida e excesso de velocidade.

Das 8 PM às 5 AM, os motoristas não serão multados por parada sobre a faixa de pedestres e avanço de sinal vermelho, desde que não ultrapassem 30 km/h.

conversão proibida e excesso de velocidade serão detectados e multados 24 horas.

Detalhes técnicos:

1. Parar sobre a faixa de pedestre: um sensor localizado na faixa de pedestre identifica a presença do carro parado e aciona o dispositivo que dispara a câmera fotográfica.

2. Avanço de sinal: logo após a faixa de pedestre, um sensor conectado a um sistema de leitura da seqüência do sinal (verde, amarelo e vermelho) detecta o avanço do semáforo fechado e aciona a câmera fotográfica.

3. Excesso de velocidade: o equipamento registra o tempo de passagem do carro do sensor da faixa de pedestre ao que detecta o avanço de sinal. Tendo a distância já determinada, a velocidade média do veículo é calculada. Caso esteja acima do limite estabelecido, a câmera fotográfica é acionada.

4. Conversão proibida: um sensor colocado no meio do cruzamento detecta a passagem de qualquer carro, identificando a infração e acionando a câmera.

Estou disponibilizando também duas imagens nas quais indicam a localização onde os fotossensores estão instalados. Clique nas miniaturas para ampliá-las.

Nenhum comentário: