domingo, 15 de julho de 2007

Google Earth - Novidades

Na minha opinião, o Google Earth é um dos melhores softwares já lançados para PC. Eu acompanho sua evolução antes mesmo da Google ter comprado o software, que antes se chamava "Keyhole" e era shareware (pago).

Hoje estava fuçando um pouco e descobri que o programa já é capaz de te conduzir a determinado local a partir da entrada de um determinado endereço (logradouro).

Você pode ir na aba "Fly To" e usar a sintaxe "nome da rua, número, cidade". Isso já é o suficiente.

Muitas vezes nem é necessário informar o nome da cidade, pois o programa se encarrega de buscar essa informação baseando-se nas coordenadas do local onde você está no momento.

Se você não souber o nome completo da rua e digitar apenas uma parte desse nome, o programa se encarregará de exibir todas as opções possíveis, tornando o processo muito mais prático e intuitivo.

Com a ativação desse novo recurso, também é possível traçar rotas entre dois endereços utilizando a aba "Directions". Fiz alguns testes aqui e o programa retornou opções de rotas interessantes (levando em conta o sentido das ruas, etc).

Você pode habilitar o layer "roads" e ver o nome das ruas junto às imagens. Aqui em Fortaleza a sincronização das ruas com as imagens ainda não está perfeita, mas já quebra um galhão.

Enfim... O Google Earth é um programa bem legal e a tendência é melhorar as funcionalidades já existentes e adicionarem novos recursos no futuro. Espero que daqui pra que isso aconteça o programa continue "digrátis".

3 comentários:

mazeloJava disse...

Claro que vai ser de graça! Você não sabe mexer em porra nenhuma..., o orkut se tornou pago? o gmail? o bllin? o google docs & spreadsheets, Google calendar? NÃO!!! Vai ficar eternamente digratis...

João da Caucaia disse...

Não sei se você sabe, mas o Google Earth possui uma versão paga (que pelo que vi, difere muito pouco da última versão free disponibilizada).

A lógica do freeware é a seguinte: os caras lançam o programa de graça, popularizam a marca e com isso usuários do mundo inteiro reportam os BUGS presentes.

Contratar "testadores" profissionais custa caro e não é tão eficaz quanto jogar o programa na internet para que os usuários mandem e-mails reclamando dos problemas e enviando sugestões.

Quando eles já tiverem corrigido a maior parte dos bugs e acharem que o software já está maduro o suficiente, então transformam o programa em shareware e as pessoas que já conhecem o produto e dependem dele sentem a necessidade de comprá-lo (principalmente empresas).

Não existe nada (em termos legais) que impeça o Google de tornar o Orkut pago, assim como outros serviços. Eles podem fazer isso quando quiserem.

LuiZ AlbertO GomeS disse...

achei massa, eu tinha notado umas mudanças, mas não me toquei do lance das ruas, ficou legal!!! Abração meu fi!!! Ta melhorando isso aki, e esse babaca com essa retórica de que vai ser de graça eternamente, pode até saber mexer em alguma coisa, mas nao sabe nada de lógica de mercado!!! Abração